Geral > JUSTIÇA

Reunião em Guarapuava marca etapa do projeto MP em Movimento no Centro-Sul do estado

Termo de adesão foi assinado entre o prefeito Denilson Baitala e o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti

23/10/2025

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e os integrantes da Administração Superior do Ministério Público do Paraná participaram nesta quinta-feira, 23 de outubro, de uma reunião com o secretariado da Prefeitura de Guarapuava, como parte das atividades do projeto MP em Movimento. O encontro contou com a presença de promotores de Justiça das comarcas da região e de representantes do Executivo Municipal.

Durante o evento, a Prefeitura de Guarapuava aderiu ao projeto “Municípios pelo Clima”, assinando o termo de cooperação que consolida a parceria entre o Município e o Ministério Público do Paraná em ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento local. A reunião passou por assuntos diversos como segurança, saúde, atuação do Ministério Público e dos promotores da comarca. 

O promotor de justiça Bruno Ishimoto, de Guarapuava, que atua em situações ligadas ao meio ambiente, explica o que deve ser feito a partir da assinatura do termo. “O primeiro e principal (caminho) é o mapeamento, aperfeiçoar o entendimento para ver onde a gente está, de onde a gente está partindo. E, é exatamente isso que a gente vai ver daqui para frente, verificando os mapeamentos que já foram feitos, aproveitando o que já tem produzido, e aí a gente vai seguindo”. 

O procurador-geral de Justiça ressaltou que o momento representa a união de esforços entre instituições comprometidas com o mesmo propósito: servir à sociedade com eficiência, diálogo e responsabilidade. “O MP em Movimento é uma oportunidade para fortalecer laços e construir soluções conjuntas. Quando somamos as forças do Ministério Público, das administrações municipais e da comunidade, avançamos não apenas na melhoria dos serviços públicos, mas também na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para todos os paranaenses”, afirmou Zanicotti.

Para o prefeito  Denilson Baitala, o alinhamento entre os diversos setores da sociedade vai garantir um bom planejamento. “Se um dia sofrermos um desastre ambiental em Guarapuava, como uma enchente ou um vendaval, precisamos estar bem conectados com a nossa Defesa Civil e preparados para agir com rapidez", exemplificou ele, acentuando que a Prefeitura irá intensificar a fiscalização, em parceria com as forças de segurança, para evitar o desmatamento e fazer da região um exemplo de preservação. "Sabemos que nossos agricultores já fazem a parte deles. Temos uma agricultura moderna, tecnificada, e que respeita as áreas de preservação exigidas por lei”, ponderou.

A iniciativa integra a programação da etapa do MP em Movimento em Guarapuava, que busca aproximar a Administração Superior do Ministério Público das realidades regionais e fortalecer a atuação institucional junto aos municípios paranaenses.

Presenças

Participaram do encontro os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann; de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves; de Cultura, Rossana Campelo; de Meio Ambiente, Heraldo Correia de Lima; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Cláudia Klosouski de Andrade; de Agricultura, Celso Fernando Doliveira; de Saúde, Márcio Brunsfeld; de Educação, Rosana Schwartz; de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos; de Turismo e Eventos, Rosângela Virmond; de Comunicação, Rafael Markus; de Obras, Tatiane Nezi; de Administração, Ricardo Facó de Albuquerque; e de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa. A reunião também contou com a presença de jornalistas.

Pelo MPPR, estavam presentes além do procurador-geral, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; as promotoras de Justiça Dúnia Serpa Rampazzo, Leandra Flores, Lorena de Albuquerque e Vilma Leiko Kato; e os promotores de Justiça, Marcelo Salomão Czelusniak, Bruno Ishimoto, Diego André Barros, Mauro Dobrowolski e Cláudio César Cortesia. 

Últimas Notícias

CEVADA E MALTE SUPER BANNER