Política > PARLAMENTO PARANÁ

Baitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular

Deputado aceita o "desafio" e brinca: "Vamos bater o Burko"

01/10/2025

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), fez um "desafio e uma convocação" ao deputado estadual Dr. Antenor (PT) para que consiga junto ao governo Lula a concessão do terreno do Exército no bairro Santana para a construção de casas populares.

Em discurso durante a Assembleia Itinerante, na noite desta quarta-feira (1⁰), em Guarapuava, Baitala surpreendeu o público de lideranças regionais ao se dirigir a Antenor. "Quero fazer um desafio, uma convocação a você, Antenor. Que deixemos as diferenças partidárias e nos unamos para conseguir o terreno", afirmou Baitala.

Na sequência, Antenor pegou o microfone das mãos de Baitala e respondeu: "O desafio está aceito."

Momentos antes, em seu pronunciamento, Dr. Antenor fez menção ao ex-prefeito Vitor Hugo Burko, dizendo que não se sentia constrangido por reconhecer o trabalho dele para instalação do campus do Cedeteg (Unicentro).

"O Burko não fez só isso. Ele também construiu 2.000 casas populares", citou Baitala, mencionando que conseguiu aprovação do governador Ratinho Júnior para 3.000 casas – mas precisa de uma área para abrigar o projeto.

Antenor fez questão de apertar a mão de Baitala, e brincou: "Assim vamos bater o número de casas do Burko."

A intervenção de Baitala foi a mais aplaudida entre os diversos oradores que se revezaram para a plateia que lotou o encontro, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

A área em poder do 26⁰ Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) está situada no quadro urbano de Guarapuava. É considerada ideal para o projeto de habitação popular da Prefeitura – que não dispõe de outras opções de terrenos –, mas esbarra em negativas do comando regional do Exército para cessão ao Município. 

O prefeito Denilson Baitala procura uma solução política e entende que o deputado Dr. Antenor, pelo vínculo com o governo federal, pode dar essa contribuição ao projeto.

A Assembleia Itinerante  reuniu deputados, prefeitos, vereadores e lideranças regionais, sob a coordenação do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi

O deputado Artagão Júnior (PSD) e a deputada Cristina Silvestri defenderam a duplicação da BR-277 no trecho da Serra da Esperança, da PR-170 até o acesso ao distrito de Entre Rios e reformas no Aeroporto Municipal. 

Já o presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, Pedro Moraes, entregou à presidência da Assembleia a "Carta da Região Central do Paraná", onde propõe a criação de um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado, englobando todos os municípios da região. Em dois dias, Pedro Moraes conseguiu a assinatura de 160 vereadores.

Últimas Notícias

CEVADA E MALTE SUPER BANNER