Segurança > NOVA DIREÇÃO

Novo comandante do 16º BPM, ten-cel Valmir de Souza também é escritor

Ele assumiu a direção do Batalhão na manhã de hoje (quinta-feira)

23/11/2023

O novo comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, com sede em Guarapuava, é escritor e tem 29 anos de serviço dedicados à corporação. O tenente-coronel Valmir de Souza assumiu os destinos do maior batalhão em área territorial do estado das mãos do ex-comandante tenente-coronel Flávio Vicente Ferraz, que passou para a reserva remunerada.

A transmissão de cargo aconteceu na manhã de hoje (quinta-feira), na presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel RR Hudson Leôncio Teixeira, e do comandante-geral da PMPR, coronel QOPM Jefferson Silva, além de outras autoridades militares e civis, entre elas o prefeito Celso Góes, a deputada estadual Cristina Silvestri e o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior.

Membro da Academia de Letras da PM do Paraná, o comandante Valmir de Souza é natural de Altônia, Noroeste paranaense, e estava lotado no 4º Comando Regional, com sede em Ponta Grossa (Campos Gerais). Ele ingressou na PM em 1994, passando por diversas unidades. É casado e pai de três filhos.

O ex-comandante Flávio Vicente Ferraz passa para a reserva da corporação depois de atuar numa das fases mais críticas da história do 16º BPM. Ele substituiu o então comandante Joas Lins, hoje na direção do Comando Regional, após o atentado de assaltantes ligados ao “Novo Cangaço” contra o quartel da Polícia Militar em 21 de abril do ano passado, que ocasionou a morte do então cabo Ricieri Chagas e deu origem a uma grave crise interna na instituição militar. Sob o comando de Ferraz, o Batalhão conseguiu restituir o equilíbrio, contribuindo para levar ao banco dos réus os principais envolvidos no atentado e na tentativa de assalto à empresa de transportes de valores Protege/ProForte.

Últimas Notícias

AMOR QR CODE