Política

Licença médica de Cesar Filho termina dia 8

03/01/2019

A licença médica solicitada pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, expira terça-feira, dia 8. Circulam informações segundo as quais o prefeito poderia estender o pedido por mais 90 dias. Como o vice-prefeito Itacir Vezzaro tem uma viagem internacional programada para este período, caso a licença de Cesar Filho se prolongue, quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara, João do Napoleão.

TUDO BEM

O prefeito Cesar Filho se recupera de fraturas que sofreu na coluna. Ele caiu de um cavalo numa das fazendas da família, em Palmital. Ele se recupera bem.

RECESSO

Itacir Vezzaro, prefeito em exercício, não foi à sessão solene de posse de João do Napoleão, que assumiu a presidência da Câmara pela terceira vez consecutiva.

SEM PILOTO

A 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava e responsável pelo gerenciamento de todos os órgãos de saúde vinculados ao governo do Estado na Região Central do Paraná, está acéfala desde quarta-feira. O ex-diretor da Regional, Márcio Brunsfeld, está no pacote dos 3.334 comissionados que foram exonerados por decreto pelo novo governador, Ratinho Jr.

QUEM MANDA

A nomeação do novo diretor da 5ª Regional vai depender do acerto entre políticos locais e a coordenação do novo governo do Estado. Márcio Brunsfeld estava na cota do ex-deputado estadual Bernardo Ribas Carli, que faleceu no ano passado. Ainda não é sabido se o comando da Regional ficará com a deputada estadual eleita Cristina Silvestri, a mais votada de Guarapuava, ou com seu colega Artagão Jr. Ou, ainda, sob a batuta do prefeito Cesar Silvestri Filho, que coordenou a campanha de Ratinho Jr na Região.

POSSE

Os deputados estaduais foram diplomados em dezembro e assumem seus postos a partir de 1º de fevereiro. O diálogo com a equipe de Ratinho Jr deverá começar a partir daí.

AMIGO DA ONÇA

Nas hostes do novo governo do Paraná, criou-se um mal-estar com a decisão da ex-governadora Cida Borghetti, de não exonerar os cargos comissionados e deixar o ônus para Ratinho Jr. Aliados do novo governador entendem que a ex-governadora foi quem nomeou e, portanto, deveria fazer os desligamentos no último dia de governo. Já os próximos de Cida Borghetti têm outro raciocínio: “Companheiros não se demite” – argumentam.

SAÚDE NA UTI

Não é momento para sofismas: é fato que a saúde em Guarapuava merece uma força-tarefa urgente para definir importantes encaminhamentos, a começar pela situação caótica do Hospital Santa Tereza, que chegou no limite, e também pela finalização das obras do Hospital Regional, cuja previsão de conclusão era para dezembro último.

CORTE NOS INVESTIMENTOS

A conclusão da parte física do futuro Hospital Regional não encerra o problema; pelo contrário, abre outro. Com o corte de 20% nos investimentos do governo do Estado, anunciado pelo governador Ratinho Jr, é necessário dar garantias que o hospital será equipado (com custo elevado) e se terá dinheiro suficiente para sua manutenção.

HÁ CONTROVÉRSIAS

Não seria uma lógica implantar a Unidade II (atendimento contra o câncer) do Hospital São Vicente na atual estrutura física do Hospital Santa Tereza? O prédio está pronto, localizado em área central, de fácil acesso para a população, e com tradição no ambiente hospitalar.

    ;

    Últimas Notícias