Política

Novos testes de Pâmela Mello dão negativos. Prudentópolis respira

22/05/2020

A “novela” protagonizada pela nutricionista Pamela Belin Mello em Prudentópolis ainda continua. Depois do vídeo que abalou as estruturas sociais de Prudentópolis, onde a jovem morena declara que contraiu coronavírus e participou de uma festa com 150 pessoas na cidade de descendentes ucranianos, agora começa a vir o resultado de outros dois exames – todos dando negativos. Por precaução, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, atual domicílio da paciente, decidiu mantê-la em quarentena até que o exame final do Laboratório Central do Estado dê o veredicto.

DA FESTA À QUARENTENA

Não é só Pâmela que está em quarentena. Em Prudentópolis, depois que o vídeo da moça se espalhou Paraná afora, a Secretaria da Saúde local colocou 94 pessoas em isolamento domiciliar, boa parte da galera que participou da festa junto com Pâmela. Falar em festa no município é assunto absolutamente proibido.

EM PINHÃO, CALAMIDADE

Em Pinhão, a situação é muito complicada. Na contabilidade da Prefeitura, na manhã de hoje (sexta-feira), 764 pessoas tinham sido acometidas do surto de diarreia crônica, vômito e febre, de causas que ainda estão sendo apuradas (há suspeita quanto à água da Sanepar, rotavírus e dengue). Relatos que chegam é de estado de calamidade pública. Há filas nas farmácias e nos postos de saúde, a aparência das pessoas é de desidratação profunda. A hipótese é de que haja mais de mil contaminados, pois muitos não procuram o atendimento público, sentem-se envergonhados e preferem tratamento próprio.

SITUAÇÃO É SÉRIA E EXIGE APURAÇÃO

O caso em Pinhão é muito sério, não há precedentes de um surto em massa assim no Paraná, e exige uma atenção imediata e responsável por parte dos agentes de saúde do Estado. Apesar de a Sanepar procurar se isentar, desde o começo, de qualquer responsabilidade, dizendo que o seu produto está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, a única coisa que esses moradores consumiram em comum foi a água da rede pública. Não houve festa coletiva, nada parecido. É mais do que natural, portanto, que a rede de captação e tratamento da Sanepar sejam investigadas com o rigor indispensável a situações de tamanha gravidade. A iniciativa pode ser tomada pela própria Sanepar, atitude à altura da empresa responsável que declara ser. Vamos aguardar!

PÉROLA DO OESTE NA BERLINDA

De um lado, a empresa Pérola do Oeste, concessionária única do transporte coletivo em Guarapuava, declarando estar no “vermelho” e pedindo subsídio financeiro do erário municipal. Do outro, dezenas de proprietários de vans do transporte escolar sem trabalho com o recesso letivo que pode perdurar por tempo indeterminado. A ideia que ganha corpo nos meios sociais é compartilhar com os “vanzeiros” o transporte coletivo, que a Pérola não vem dando conta, e caso haja subsídio à empresa com dinheiro público, que a tarifa ao usuário final seja reduzida. A crise trouxe à tona um tema que só volta à pauta de quatro em quatro anos, no período eleitoral: a quebra do monopólio da Pérola.

DOIS MESES NA UTI

O primeiro paciente que foi declarado com coronavírus em Guarapuava completa 61 dias de internamento num leito de UTI do Hospital São Vicente de Paulo. A doença (Covid-19) foi detectada depois que ele retornou de uma festa em São Paulo.

DÚVIDA CRUEL

O Hospital São Vicente e o Hospital Santa Tereza reivindicam junto ao Governo do Estado a instalação de mais leitos de UTI. Isto já é do conhecimento do público guarapuavano. O que não se sabe, e há sérias dúvidas, é se o Governo tem dinheiro, ou vontade política, para colocar o Hospital Regional para funcionar (com exclusividade para pacientes da Covid-19), mais grana para equipar os dois hospitais.

ENTUBADA

No meio de declarações propagandísticas sobre novos respiradores para o Hospital São Vicente de Guarapuava, o que mais sobressai é: faltam respiradores em Guarapuava.

ENEM PRORROGADO

Mais de 22 milhões de estudantes estão inscritos para o Enem e outros tantos poderão se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 27. A data final, que seria hoje (sexta-feira 22) foi prorrogada por decisão do Ministério da Educação. A nova data das provas do concurso ainda não está definida.

UFA! NÃO ERA

Santa Maria do Oeste e Prudentópolis entraram em estado de alerta com a informação, depois corrigida, segundo a qual dois pacientes hospitalizados em Guarapuava estariam com coronavírus. Havia uma suspeita inicial quando eles foram internados e o hospital adotou o protocolo de Covid-19. Posteriormente, descobriu-se que não. Porém, até se esclarecer o assunto, a repercussão nos dois municípios, onde não existe caso positivo oficial, foi de sobressalto. O pavor do coronavírus está presente em todos os lugares.

CEZAR NETO

Alegria nas Famílias Cruz e Silvestri. O casal Renata Cruz Silvestri e Cesar Silvestri Filho está grávido. O rebento levará o nome de Cezar Silvestri Neto, em homenagem ao avô paterno.

O CAIO CHEGOU

Felicidade também em São Paulo. O pequeno Caio, filho da jornalista guarapuavana Joelma Baitel e do fotógrafo Thiago Coquelet, já mostra todo o seu encantamento no plano terrestre.

MINISTRA GUARAPUAVANA?

A biomédica Janaína Naumann aceitou a indicação do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos) e encarnou a ideia de concorrer ao cargo de ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro. Por uma rede social, o parlamentar comunicou que sugeriu a Bolsonaro o currículo da biomédica, que é pré-candidata a prefeita de Guarapuava. Janaína, presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná, disse que aceita o desafio proposto por Aroldo Martins, que destacou em sua mensagem na internet o “intuito de somar com nosso presidente Jair Bolsonaro”.

MAIS INDICADOS

O guarapuavano não perde o bom humor. Após a sugestão de Janaína Naumann, abriram-se as bolsas de apostas: quem mais da Terra de Diogo Pinto de Azevedo Portugal pode ir para um Ministério de Bolsonaro? O nosso folclórico Rambo está cotado para a área da segurança de trânsito.

HÁ CONTROVÉRSIAS

Depois do coronavírus e do surto de diarreia em Pinhaõ, o que mais vem pela frente?

    ;

    Últimas Notícias