Agora > ESPORTES

Jovens talentos do futebol de Guarapuava passam por testes em grandes clubes brasileiros

Adolescentes conhecem a rotina dos centros de treinamento e sonham com contratações

11/06/2024

Três jovens atletas do projeto “Descobrindo Talentos — Futebol de Campo”, da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Guarapuava, tiveram a oportunidade de mostrar seu potencial em um dos maiores clubes do País. Erik Gabriel Souza Lemes, de 13 anos, Isaque Vitor Pires, também de 13 anos, e Yago Hailan Rodrigues Kuka, de 8 anos, passaram a semana de 2 a 7 no centro de treinamento do São Paulo Futebol Clube, em Cotia–SP, após serem selecionados em uma “peneira” realizada em Guarapuava.

Durante a semana de testes, os jovens conheceram as instalações do Centro de Treinamento (CT) de Cotia e jogaram sob a supervisão de treinadores e observadores do clube. O foco foi analisar pontos específicos de cada atleta, visando uma possível reavaliação futura.

Erik, Isaque e Yago passaram uma semana nas instalações do São Paulo Futebol Clube; o jovem Bruno Gustavo está sendo avaliado pelo Athletico Paranaense

“O projeto é novo, mas já está cumprindo seu papel: descobrir talentos”, comemora Milton Roseira, secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava. “Temos jovens atletas sendo avaliados por grandes clubes, como São Paulo e Athletico Paranaense. Nosso objetivo principal é formar cidadãos, mas é muito gratificante ver esses jovens com potencial para brilhar no esporte e, quem sabe, representar Guarapuava e o Brasil no futuro.”

“Os três foram muito bem. Segundo a avaliação, precisamos trabalhar alguns pontos específicos dos meninos, para que futuramente eles possam retornar ao clube para uma nova fase de testes”, informa o professor José Antonio Pereira (Toninho Paraná), coordenador do projeto Descobrindo Talentos.

Com o apoio da Prefeitura, os meninos puderam vivenciar a rotina de um clube profissional, participar de avaliações técnicas rigorosas e experienciar um pouco do que é o mundo do futebol de alto nível.

“O projeto prioriza o estudo, essa é a base de tudo. Depois, os alunos participam de competições em vários níveis, para que possam mostrar seu talento para os clubes”, explica Milton Roseira.

“Contamos hoje, no Descobrindo Talentos, com mais de 300 alunos meninos e meninas de 5 a 16 anos. E com o apoio dos pais, da Secretaria, com o aval do prefeito Celso Góes, estamos conseguindo revelar bons talentos. Lembrando que todos têm que estar estudando e nos trazer o boletim escolar para poder participar de viagens e competições”, complementa Toninho.

E as boas notícias não param por aí. Bruno Gustavo, outro talento descoberto pelo projeto, está sendo avaliado pelo Athletico Paranaense, em Curitiba, de 10 a 15 de junho.

“O que estamos vendo é resultado de um trabalho persistente, que a longo prazo ainda dará muitos frutos para a nossa cidade”, conclui Milton Roseira.

    Últimas Notícias