Segurança > SEGURANÇA

Distribuição desigual da PM prejudica Guarapuava e Campos Gerais

4⁰ Comando deve receber menos da metade do efetivo previsto para Maringá, apesar de ter população e área maiores

29/06/2025

A nova distribuição de soldados no Paraná tem provocado questionamentos e dúvidas sobre a política estadual de segurança pública. Segundo dados obtidos pelo Portal Paraná Central, o 4⁰ Comando Regional da Polícia Militar – que abrange cidades como Guarapuava, Ponta Grossa e todo o vasto Centro-Sul e Campos Gerais – deve receber apenas 218 novos soldados, enquanto o 4⁰ Batalhão de Maringá contará com mais que o dobro desse efetivo. 

A desproporção chama atenção não apenas pelo volume absoluto, mas também pelas características distintas dos territórios envolvidos.

Recomendado para você

LEIA MAIS

>>> Guarapuava foi um dos núcleos de prova para soldados da PMPR

ENTENDA – O 4⁰ Comando cobre uma população superior a 1 milhão de habitantes, enquanto Maringá é de pouco mais de 700 mil.

Em termos geográficos, a diferença é ainda mais acentuada: Guarapuava, por exemplo, é o maior município em área do Paraná e enfrenta desafios estruturais significativos, como uma malha de mais de 5 mil quilômetros de estradas vicinais – trechos que dificultam a mobilidade das forças policiais e aumentam o tempo de resposta a ocorrências.

​​​​​AREÁ TERRITORIAL DE MARINGÁ – O problema não é Maringá ter um efetivo razoável. A base de comparação é para mostrar a disparidade em relação a Guarapuava e Ponta Grossa, do 4⁰ Comando inteiro

Fontes consultadas pelo Paraná Central sugerem que a lógica deveria ser baseada em critérios como população, área territorial e complexidade operacional. O que se vê, no entanto, é uma assimetria que carece de justificativa técnica transparente.

Além da extensão territorial, a região do 4⁰ Comando abriga áreas rurais isoladas, com baixa densidade populacional e grande circulação de cargas, como a BR-277, fatores que elevam o risco de crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas. Mesmo assim, o efetivo previsto não acompanha essas demandas.

Extensão rural é outra peculiaridade regional. Só o município de Guarapuava tem mais ds 5.000 quilometros de estradas vicinais

Embora o Governo do Estado ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre os critérios que pautaram a distribuição dos novos policiais, a diferença deveria despertar  cobrança de maior equidade na alocação de recursos humanos da segurança pública.

As mesmas fontes consultadas pela reportagem entendem que não se trata de disputa entre regiões, mas de justiça na distribuição. O fato é que, histórica e comparativamente a outras regiões paranaenses, a de Guarapuava exige mais presença do Estado em áreas estratégicas.

COMENTE ESTA NOTÍCIA

>>> VIA INSTAGRAM | CLIC AQUI

>>> VIA FACEBOOK | CLIC AQUI

Últimas Notícias

MARÇO MULHERES SUPERBANNER