Geral > SAÚDE

Com novo equipamento, Região terá radioterapia para tratar câncer

Acelerador linear é obra do então deputado Cezar Silvestri, com recursos federais

22/05/2021

Pacientes da Região de Guarapuava que dependam de radioterapia para o tratamento de câncer passarão a contar, a partir de outubro deste ano, com uma central em funcionamento. O “acelerador linear”, equipamento indispensável para esse atendimento, chegou nesta semana sexta-feira (21) ao Hospital São Vicente de Paulo, na Unidade II, instalada na Cidade dos Lagos, no prédio que futuramente irá abrigar o Hospital do Câncer.

O projeto começou a ser construído em 2008, por iniciativa do então deputado federal Cezar Silvestri, com a destinação de recursos federais da ordem de R$ 12 milhões do Ministério da Saúde para iniciar a construção do Centro de Radioterapia, incluindo Guarapuava no Plano de Expansão do SUS. “Isso permitiu que fôssemos contemplados com este acelerador linear”, lembra a deputada estadual Cristina Silvestri. Após isso, acrescenta ela, Cezar Silvestri destinou todas as suas emendas parlamentares para a contribuir com a construção do Centro de Radioterapia.

Por exigir grande espaço e uma área de segurança (“bunker”) para evitar a contaminação por radiação, o Centro do Hospital São Vicente de Paulo passou a ser instalado na Cidade dos Lagos, uma das principais áreas em expansão imobiliária na cidade. Paralelamente, iniciou-se um movimento para construção do Hospital do Câncer, que terá como base toda a estrutura do São Vicente e mais o Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), que, por seu turno, está agregado a um projeto maior, denominado “Vale do Genoma” – um centro de pesquisa de genomas humano, animal e vegetal, que pretende, além de trabalhos próprios, agregar conhecimentos de todas as instituições regionais que atuam nesses campos.

ACELERADOR LINEAR

É através do acelerador linear, um equipamento de alta tecnologia, que os pacientes recebem a radiação para tratar o câncer na intensidade e profundidade que o tratamento necessita.

Com a chegada do acelerador, iniciam-se as obras de instalação e, na fase seguinte, treinamento dos profissionais. Todas essas etapas devem estar concluídas até outubro, pela previsão inicial, a partir de quando o sistema começa a atender os pacientes.

O Hospital São Vicente mantém um ambulatório de quimioterapia na Cidade dos Lagos, junto ao IPEC, com aproximadamente 1.900 consultas e procedimentos mensais.

A chegada do acelerador linear a Guarapuava foi marcada por um ato político.

    ;

    Últimas Notícias