Agora > ELEIÇÕES 2024

Candidatos a prefeito se preparam para colocar a campanha na rua

Quatro postulantes disputam a Prefeitura de Guarapuava

08/08/2024

A campanha do prefeito Celso Góes (Cidadania) está se utilizando da candidata a vice, Janaína Naumann (Republicanos), e do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (Progressistas), além do seu próprio "staff" para levar mensagens aos eleitores.

As três frentes têm uma dinâmica própria. O prefeito cumpre duas agendas, a de chefe do Poder Executivo, com agenda dentro e fora do Paço Municipal, e a de candidato, com a exposição de obras e atividades de rotina.

Na outra ponta está Janaína Naumann. A vice investe muito nas redes sociais, mais recentemente aparecendo com pautas feministas, como a data de aniversário da Lei Maria da Penha, um tema que até então nunca esteve nos seus discursos. O esposo de Naumann, o empresário Eduardo Crhist, ligado à Maçonaria, também é visto ao seu lado em eventos públicos. 

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho faz a parte combativa no grupo de apoio a Celso Góes. O alvo principal é o candidato do PT, Dr. Antenor.

Cesar Filho falou em duas ocasiões sobre o quadro atual das eleições (nas convenções do Cidadania e do Novo), mas a estrutura das redes sociais que é empregada faz com que as mensagens se multipliquem rápido em diferentes "nichos" da opinião pública. O conteúdo é objetivo: "Nosso adversário é o PT."

Paralelamente, Cesar Filho cuida pessoalmente da chapa de vereadores do Progressistas e também do apoio de candidatos de outros partidos, num visível esforço de compor uma chapa de futuros legisladores sob sua confiança. 

O prefeito Celso Góes não é obrigado pela legislação eleitoral a se desincompatibilizar do cargo, mas tem restrições. A principal delas é que as inaugurações estão proibidas e ele não pode dar conotação eleitoral a nenhum ato do qual participe usando da função de prefeito. Também não pode pedir votos, o que será permitido somente a partir do dia 16, conforme o calendário das eleições. 

DR. ANTENOR 

O candidato Dr. Antenor fez  sua última aparição pública na convenção de segunda-feira, que homologou a sua candidatura e do vice, Antônio Araújo, a nominata de vereadores e a coligação com 7 partidos.

O trabalho de direção está concentrado no advogado João Nieckars, que desponta como um "coringa" na campanha do petista.

Nieckars é o coordenador-geral da campanha, faz articulações políticas, cuida da comunicação estratégica, foi o apresentador da convenção, tira fotos e ainda administra a parte jurídica. Ele também tem dado a linha no embate eleitoral, muito próximo nestas horas do vice Antoninho, como eles preferem chamar o médico Antônio Araújo. 

Mais no "background", a professora Eliane Bueno, chefe de gabinete do mandato do deputado estadual Dr. Antenor, age internamente no PT. Ela já trouxe a Guarapuava, para falar aos pré-candidatos sobre estrutura eleitoral, o ex-deputado federal André Vargas (que foi preso e absolvido na Lava Jato) e o ex-prefeito de Londrina Nedson Michelleti. Eliane Bueno coordena a formatação do "plano de governo" petista e é considerada a pessoa mais próxima, e influente, na rotina do candidato. 

A campanha de Dr. Antenor também tem os olhos atentos do advogado Martin Esteche, chefe de gabinete da deputada federal Gleisi Hoffmann, a "toda-poderosa" presidente nacional do PT.

SAMUEL DE ABREU

No União Brasil, Samuel de Abreu e Leila Pires colocaram a "banda" na rua.

Samuel segue uma linha mais institucional, em eventos públicos, como o do aniversário da Polícia Militar, enquanto Leila Pires procura se inserir em pautas populares. Ela fez um "post" ao lado de uma gari da SURG.

Em outra linha, no apoio a Samuel, está o ex-prefeito Fernando Ribas Carli. Em recente mensagem, Carli deu uma mostra de que terá participação ativa nas eleições,  para falar sobre "passado, presente e futuro". Ele procura "vestir" a campanha de seu candidato com o mesmo conteúdo do seu tempo (1988/2008), explorando temas na saúde com os antigos Centros Integrados de Atendimento. 

DENILSON BAITALA

Denilson Baitala (PL) é o candidato que terá mais tempo de rádio e televisão (mais de 4 minutos) e é o que mais tem se poupado em aparições nesta fase da campanha. 

Baitala conta com o apoio do governador Ratinho Junior, do deputado estadual Artagão Junior e do ex-prefeito Vitor Hugo Burko, todos do PSD. 

O deputado federal Fernando Giacobo, líder estadual do PL, faz ponte direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em incentivo à campanha que promete ser a mais bolsonarista entre todos os candidatos da direita em Guarapuava.


    Últimas Notícias