Agora > ELEIÇÕES 2024

"Antenor chegou no teto-máximo e vai derreter", diz presidente do PL em Guarapuava

Candidatura a prefeito de Denilson Baitala está sendo confirmada hoje

01/08/2024

O presidente da comissão provisória do PL em Guarapuava, Germano Alves, discorda que o futuro candidato do PT, Dr. Antenor, seja o "inimigo comum" de todos os demais concorrentes que participarão das eleições municipais. "Todos disputamos entre si. É um engano pensar que o PT está bom essa bola toda", avaliou.

Com possibilidade de ter o maior tempo no horário eleitoral gratuito e o apoio direto do governador Ratinho Junior, o PL homologa a candidatura a prefeito do ruralista Denilson Baitala, em coligação com o PSD, Podemos e PRD. A convenção acontece às 15 horas, na Casa da Serra, no Jordão. 

Em convenção anexa, reúnem-se o PSD, Podemos e PRD, formando-se s coligação pró-Denilson Baitala

O ex-vereador Joel Iatskiu também colocou sua pré-candidatura ao crivo dos convencionais do PL, mas há uma notória vantagem a favor de Denilson Baitala, com engajamento de toda a cúpula diretiva.

Entre os nomes cotados para a vice, figuram o da vereadora Rosângela Virmond (PSD) e do empresário Leonardo Mattos Leão. "A certeza é que será uma mulher e filiada ao PSD", disse Alves.

Ruralista Denilson Baitala (no alto) tem preferência absoluta sobre o ex-vereador Joel Iatskiu (acima)

Com aval de Ratinho Junior, Baitala surge como "nome novo" nas eleições guarapuavanas, sustentado em articulações  do deputado estadual Artagão Junior e do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. 

A candidatura ganhou o reforço do presidente estadual do PL, deputado federal Fernando Giacobo.

A presença de Denilson Baitala e todo esse grupo é resultado de uma cisão no antigo arco de alianças que foi responsável pela eleição do atual prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), em 2020. Até semanas atrás, os mentores de Celso Góes tinham a expectativa de que toda a "direita", alinhada ao bolsonarismo, se reuniria em torno dele para enfrentar o petista Dr. Antenor. No entanto, na véspera da convenção do Cidadania, o ex-presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo ao lado de Ratinho Junior e Fernando Giacobo, dizendo que o seu candidato em Guarapuava é Denilson Baitala.

O presidente do PL acredita que Baitala vai entrar na disputa em condições de igualdade com todos os candidatos a prefeito (o atual vice-prefeito, Samuel Ribas, do União Brasil, também vai se candidatar). "É uma falácia essa história de que o PT está tão forte assim. É só conversar com o operador de reciclado, que está sem bolsa-família, ou o empresário, que está sendo sobretaxado. A verdade virá agora" – citou.

Embora veja igualdade entre os candidatos, Germano Alves faz questão de dizer que Baitala é o "verdadeiro bolsonarista-raiz", em comparação a Celso Góes e Samuel Ribas. Ele criticou a administração de Góes, da qual até pouco tempo atrás era secretário do Meio Ambiente, afirmando que a maioria das obras no município foi executada com recursos estaduais. "Imagine um bom prefeito, alinhado com o governo do Estado?" – ponderou.

O dirigente não aceita as críticas de que o lançamento de Baitala provocou o "divisionismo" na direita local. "Nós podemos dizer que é o contrário, que o Celso Góes quem está dividindo. Na verdade, todos estamos jogando o jogando, é o processo democrático", afirmou.

A hipótese de que mais candidatos favoreça Dr. Antenor não é considerada pelo PL. "O Antenor não tem como subir mais. A tendência agora é descer e a nossa é subir. Nós vamos mostrar isso", avisou Germano Alves, antecipando que a campanha de Baitala terá presença forte em todos os meios eletrônicos e no meio social.


Últimas Notícias